Educar, investigar e formar: novos saberes

Sá-Chaves, Idália; Almeida da Silva, Ana, AAS; Aragão, Ana Maria, AMA; Paiva, Bartolomeu, BP; Fernandes Tomaz, Carlota, CFT; Machado, Celeste Maria, CMM; Sampaio Araújo, Elaine, ESA; Toledo Prado, Guilherme, GTP; Silveira, Laureano, LS; Sanches, Maria Angelina, MAS; Rios Azevedo, Nair; NRA; Madanelo, Olga Maria, OMM

UA Editora

1

2014

pt

9789727894260

iLEIO | PCs Apple App Store Android no Google Play


Versão capa mole 10,80 €

Não há possibilidade de construção
da informação fora dos canais, das redes,
dos servidores, dessa poética da fluidez,
que torna todo o pensamento híbrido
e cada texto um intertexto. De algum modo, na história do conhecimento e no debate quanto aos seus modos de produção, este estudo vai em contracorrente, na tentativa de resistência à perda de humanidade que os movimentos dominantes de mercantilização, próprios das visões economicistas preponderantes, tendem a fazer alastrar, procurando uma outra consciência e outras formas mais solidárias de ser, de aprender, de pensar, de construir e de produzir conhecimento.
Agradecimentos · Idália Sá-Chaves
Nota de abertura · Nilza Costa
Índice
Nota de apresentação. Educar, Investigar e Formar. Novos Saberes · Idália Sá-Chaves
PARTE 1 – Da formação inicial
- Capítulo 1. Desenvolvimento humano e desenvolvimento sustentável. O papel da Escola no século XXI · Laureano da Silveira
- Capítulo 2. Supervisão curricular e cidadania. Novos desafios à formação de professores · Carlota Fernandes Tomaz
Capítulo 3. Novos saberes básicos dos alunos, novas competências dos professores. Um estudo no âmbito da supervisão da formação de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico na Universidade de Aveiro · Ana Almeida da Silva
- Capítulo 4. Urbanidade e educação cultural. Estudo de caso em supervisão ecológica · Bartolomeu Paiva
PARTE 2 – Da formação contínua
- Capítulo 5. Educação de infância como tempo fundador. Repensar a formação de Educadores para uma ação educativa integrada · Maria Angelina Sanches
- Capítulo 6. Formação contínua de professores dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico. (Re)qualificação de competências · Olga Maria Madanelo
- Capítulo 7. Educar (para) o pensar. Desenvolvimento de competências reflexivas em professores e alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico – contributos da Filosofia para Crianças · Celeste Maria Machado
- Capítulo 8. O uso do portfolio reflexivo na perspetiva histórico-cultural · Elaine Sampaio Araujo
- Capítulo 9. Constituição da reflexividade docente. Indícios de desenvolvimento profissional coletivo · Ana Maria Aragão
- Capítulo 10. Saberes e conhecimentos docentes. Indícios de desenvolvimento pessoal e profissional em narrativas pedagógicas · Guilherme Toledo Prado
- Capítulo 11. Da ação e da investigação. Condições bio-ecológicas de desenvolvimento em organizações aprendentes · Nair Rios Azevedo
PARTE 3 – Uma leitura transversal
- Capítulo 12. Novos saberes básicos de todos os cidadãos no século XXI, novos desafios à formação de professores. Renovar os saberes, transformar as práticas, mudar o mundo · Idália Sá-Chaves
Notas biográficas dos autores
Este título pertence ao(s) assunto(s) indicados(s). Para ver outros títulos clique no assunto desejado. Educação
Licença Impressão
Acesso Perpétuo 30 paginas

Leitura online: um utilizador por sessão (sem simultaneidade)
Leitura offline (com a APP): máximo de 2 dispositivos em simultâneo