Supervisão Clínica em Enfermagem

Supervisão Clínica em Enfermagem

Perspectivas práticas

António Garrido, Regina Pires, João Simões

Editora da Universidade de Aveiro

2008

Mole

Português

9789727892662

5 dias

Da autoria de António Garrido, João Simões e Regina Pires, Mestres em Supervisão pela Universidade de Aveiro, «Supervisão clínica em enfermagem. Perspectivas Práticas» pretende ser, ao mesmo tempo, uma reflexão sobre o percurso de formação e reflexão da própria prática da supervisão clínica em enfermagem, relendo-a, retirando daí ilações que possam projectar-se na acção futura e fornecendo subsídios para aperfeiçoar o dispositivo da supervisão clínica em enfermagem.

Uma das preocupações que marca a actualidade, deste início de século, prende-se, entre outros aspectos, com a organização e implementação de um processo de supervisão clínica de enfermagem que promova o desenvolvimento e reflexão dos estudantes e profissionais de enfermagem, não somente em áreas particulares do saber, mas, igualmente, ao nível do desenvolvimento pessoal e interpessoal, enquanto elementos fundamentais na promoção de sujeitos autónomos, capazes de agirem com eficácia nos contextos actuais e de desenvolverem formas de intervenção adequadas ao seu futuro.

A ideia de escrever esta obra começou a germinar no decorrer do curso de Mestrado em Supervisão, que os seus autores frequentaram no Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro, devido à constatação da diminuta produção científica nessa área e adaptada à realidade portuguesa. Concluído esse processo de formação, António Garrido, João Simões e Regina Pires continuaram a aprofundar a reflexão, iniciada no decurso da elaboração das dissertações de mestrado, complementada com pesquisas, formação e desenvolvimento de trabalhos, no âmbito da supervisão. Este investimento contínuo permitiu-lhes detectar grandes necessidades de formação e dificuldades de implementação de um efectivo processo supervisivo. Paralelamente, assistiram a um aumento de procura de informação e formação em supervisão clínica em enfermagem, não totalmente correspondida a nível da produção literária.

Neste contexto, a concretização desta ideia efectiva-se nesta obra, tendo como finalidade corresponder às expectativas dos enfermeiros, que têm manifestado a necessidade da existência de uma obra que conjugue aspectos teóricos, práticos e científicos, abrangendo as diversas áreas do exercício profissional e facultando algumas bases para reflexão e implementação da supervisão clínica.
Este título pertence ao(s) assunto(s) indicados(s). Para ver outros títulos clique no assunto desejado.